sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Selo Editorial Spartacus - 3 novas coletâneas

Ontem oficialmente foi lançado o Selo Editorial Spartacus, da Editora All Print, com a divulgação de três novas coletâneas. A idéia do selo veio do Ademir Pascale, que está dirigindo todo o projeto. Juntamente com ele e Daniel Borba, criamos estes três temas os quais esperamos receber bons contos a serem publicados.

As incrições já estão abertas com prazo até 05/03/2012. Acessem este link para o regulamento no site Cranik.

Assistam o video promocional do lançamento do Selo Spartacus:

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ARTEFATOS - Objetos Mágicos que Corrompem

Conforme prometido aqui está o anúncio da terceira coletânea de lançamento do Selo Spartacus da Editora All Print. ARTEFATOS - Objetos Mágicos que Corrompem será organizado por mim juntamente com o Ademir Pascale.

O tema desta coletânea foi uma inspiração que tive ao assistir à série Warehouse 13, a qual gosto muito. O objetivo será explorar a criatividade dos autores ao escreverem sobre um artefato mágico que pode ser desde uma agulha até uma pirâmide, mas o foco deverá ser o poder que estes artefatos tem sobre a alma humana, que na maioria das vezes corrompem profundamente o mais puro de todos. Como resistir?

Em breve será publicado o regulamento das três coletâneas de estréia do Selo Spartacus:
  1. Universo Zumbi (Ademir Pascale)
  2. Universo Robô: Inteligências Artificiais (Ademir Pascale e Daniel Borba)
  3. Artefatos: Objetos Mágicos que Corrompem (Ademir Pascale e Marcelo Bighetti)
Esperamos que este seja o início de um projeto de sucesso.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Vapor Punk

Gostei muito da qualidade gráfica e da arte da capa. No todo o livro é muito bom, só alguns contos que não gostei muito, mas isto devido a preferências literárias pessoais. Excelente trabalho da Editora Draco.

A Fazenda-Relógio (Renato Aragão)
Em meio às demais noveletas do livro, este conto trata de um momento histórico muito importante do Brasil, o qual ao contrário do que se espera, não foi algo assim tão fácil, onde problemas maiores foram gerados. Nesta história muito criativa a realidade alternativa manteve os conflitos originais de forma primorosa. O final acompanha todo o conto em sua qualidade.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Universo Robô: Inteligências Artificiais

Dando continuidade ao lançamento do Selo Spartacus da All Print Editora, meu amigo Daniel Borba divulgou ontem através de seu blog a capa do Universo Robô: Inteligências Artificiais, coletânea que está organizando juntamente com meu outro amigo Ademir Pascale, o qual também já divulgou em seu blog.

Tive o prazer de poder desenvolver esta capa. Gostei muito do resultado final e foi divertido fazê-la principalmente por poder conhecer um artista super "gente boa". Gostaria de deixar expresso aqui minha gratidão ao artista italiano Lino Masciulli que tão gentilmente autorizou a utilização da imagem da android para esta capa. O trabalho dele é excelente, convido todos a visitarem seu site.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Universo Zumbi

Em parceria com Ademir Pascale e Daniel Borba, estou participando da criação do selo editorial "Spartacus" pela Editora All Print, visando uma nova coleção de livros do gênero fantástico.

A primeira coletânea a ser publicada através deste selo é o UNIVERSO ZUMBI, com organização do Ademir, revisão pelo Daniel e capa e diagramação feitas por mim. Em breve será anunciado os detalhes desta antologia.

Ainda este mês duas outras coletâneas serão anunciadas, uma organizada por mim e outra pelo Daniel. Aguardem!


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Warehouse 13 - primeira temporada

Conheci esta série através de um amigo. Primeiro sugeri a ele que assistisse Sanctuary, e ele em contrapartida me sugeriu Warehouse 13. Conclusão: nós dois estamos assistindo às duas séries.

Os personagens e a proposta da série me cativaram desde os primeiros minutos do primeiro episódio. A atmosfera levemente steampunk dos equipamentos utilizados no depósito e pelos agentes dá uma certa elegância à história. Junto com os ótimos episódios apresentados temos uma mitologia muito interessante a ser explorada.

domingo, 11 de dezembro de 2011

TIME OUT: Os Viajantes do Tempo

Recebi do Ademir Pascale, organizador da coletânea, um exemplar de Time Out: Os Viajantes do Tempo. Foi o primeiro livro publicado pela Editora Estronho que li. O livro possui uma excelente qualidade gráfica, desde a diagramação e arte em geral até o próprio papel e acabamento. O livro é muito bom, mas teve apenas um problema, para mim que sou amante deste tipo de história: foram poucos contos.

Déjà-Vu: O Forte (Roberto de Souza Causo)
A parte da história que acontece no passado é muito bem retratada. De forma geral todo o drama da protagonista, mesmo nas poucas páginas deste conto, foi muito bem escrito, de maneira que se pode criar facilmente uma empatia. Não sei se o elemento SciFi ficou timidamente exposto no trecho …que tocara um junguiano inconsciente coletivo armazenado nas paredes do Forte dos Reis dos Magos.

domingo, 4 de dezembro de 2011

The Difference Engine (William Gibson, Bruce Sterling)

Como uma obra steampunk, podendo ser considerada a primeira nesta categoria, vejo toda a história alternativa criada de uma forma única e empolgante. As conjecturas levantadas nos fazem pensar como realmente estaria o mundo se seguisse o curso traçado pelos autores. O livro tem um bom rítmo, mas achei um pouco "arrastado" alguns capítulos pelo meio do livro. Os personagens são bem trabalhados e explorados na medida certa. Uma pena não termos uma versão em português.

A Encruzilhada e Metamorfose II

Ontem estive na Livraria Martins Fontes na Av.Paulista em São Paulo, para o evento de lançamento dos livros A Encruzilhada, de Ademir Pascale, e Metamorfose II, sendo este último uma antologia organizada pelo mesmo.

Foram momentos agradáveis onde pude conhecer pessoalmente várias pessoas que até o momento eram conhecidos virtuais. Algumas oportunidades surgiram e amizades foram iniciadas.

Em breve, com a leitura destes dois livros, postarei aqui minha opinião sobre eles.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Fazendo Arte no After Effects - 1




O After Effects é fantástico. Aqui uma simples animação que fiz. Algumas mais complexas estão a caminho.

domingo, 20 de novembro de 2011

Fazendo Arte no Photoshop - 3


Testando um pouco tipografia, efeitos de luz e sombra, degradês e pincéis.

Histórias Fantásticas - Volume 1

Sempre que leio antologias, pelo menos até ler esta, uma boa parte dos contos não me atrai. Com Histórias Fantásticas Vol.1 foi diferente. O alto nível de praticamente todos os contos torna esta coletânea excelente. Lembrando que participo deste livro com o conto "As icamiabas".

Beltane (Simone O. Marques)
História muito boa onde a autora explora muito bem a emoção dos personagens. Ambientação e desfecho trabalhados de forma primorosa.

Roteiro dos Sonhos (Ana Lúcia Merege)
Conto interessante onde a protagonista aparentemente desconhece seus poderes e pela ingenuidade acaba criando o que para nós se tornou uma lenda. Boa ambientação, simples e eficiente.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Fazendo Arte no Photoshop - 2

No foclore brasileiro há uma entidade chamada Caamanha, uma deusa indígena protetora das Florestas. Nesta imagem, peguei minha filha como modelo e em cinco minutos de brincadeira transformei-a nesta criatura folclórica.

Portal 2001

Introdução (Nelson de Oliveira)
Com esta introdução creio que todos irão ficar imensamente curiosos e desejosos em ler os contos do livro. A maneira empolgante com que o Nelson apresenta o Portal 2001 é altamente contagiante.

A República do Recurso Infinito (Braulio Tavares)
Um ótimo conto que nos faz ponderar. O curto conto nos transporta à uma época do mundo em que a burocracia é altamente controladora. Será esta a maneira que o destino já está traçado para cada um de nós?

Universos Tangenciais (Braulio Tavares)
Muito bom. Simples e criativo.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Fazendo Arte no Photoshop - 1

Esta é uma nova área no meu blog onde postarei minhas "artes" feitas no Photoshop. Aqui alguns testes com pincéis.

sábado, 5 de novembro de 2011

Sanctuary - primeira temporada

Terminei de assistir a primeira temporada de Sanctuary e posso dizer que é uma série fantástica, que me cativou desde o primeiro episódio. A criatividade e originalidade do tema proposto são excelentes.

Gosto de temas fantásticos, com criaturas e tudo mais, e a maneira como isto é tratado em Sanctuary é inovador. Em Sanctuary existe a meta de proteger as criaturas espalhadas pelo mundo, e desta forma traço um paralelo com as diferentes raças que existem pelo mundo. As peculiaridades de cada ser humano, que na maioria das vezes é o grande causador dos preconceitos que levam a atos ediondos, devem ser tratadas com respeito.

sábado, 15 de outubro de 2011

Planeta 51

Recentemente assisti à animação Planeta 51, dos estúdios Ilion Animation Studios e HandMade Films, e posso descrevê-la em duas palavras: obra prima. Ao contrário do grande poder de distribuição e de propaganda e marketing que os grandes estudios de animação como a DreamWorks e Pixar possuem, esta animação a meu ver não ganhou a audiência que merecia.

A história possui uma originalidade única em sua simplicidade. O enredo é muito bom e todo o andamento do filme é excelente. 

O mais assustador do Folclore - Luciana Garcia

Tenho pesquisado sobre o folclore nacional há mais de cinco anos e sempre me deparo com surpresas incríveis ao descobrir novas criaturas desta maravilhosa mitologia brasileira. 

Dando continuidade às minhas pesquisas, que estão enriquecendo o romance fantástico folclórico que estou escrevendo, acabei de ler o livro “O mais assustador do Folclore” de Luciana Garcia, um livro infantil, mas que todo adolescente e adulto brasileiro deveria ler. Com uma história super original a autora toca em um ponto crítico da literatura fantástica, onde infelizmente as criaturas do nosso folclore não são conhecidas. Como sempre digo nossa mitologia é uma fonte incrível de inspiração para ótimas obras literárias e este livro, mesmo em sua simplicidade, é um ótimo exemplo. Outro ponto forte do livro é a ilustração; com excelentes desenhos os monstros foram apresentados de forma original mas não fugindo às origens.

domingo, 9 de outubro de 2011

Steve Jobs - o gênio

Depois da morte de Ayrton Senna e de Issac Asimov, foi apenas com a partida de Steve Jobs que pude novamente sentir tristeza com a perda de alguém que admiro. Desta forma este post se torna uma singela homenagem.

Posso assegurar que Steve Jobs se colocou na galeria dos grandes gênios, como Leonardo da Vinci e outros do passado, e será lembrado com saudades e honra no futuro.

Não entrarei em detalhes sobre a vida pessoal de Jobs, mas apenas falarei um pouco sobre sua incrível visão que mudou o mundo.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Carta do Mestre João ao Rei D. Manuel sobre o Cruzeiro do Sul

Assim como fiz com A Carta de Pero Vaz de Caminha, venho aqui compartilhar outro documento de igual importância, mas não tão conhecido. Trata-se de um comunicado enviado ao Rei D. Manuel, datado de 1º de maio de 1500, informando sobre as circunstâncias acerca do “descobrimento”. O documento que ficou conhecido como A Carta do Mestre João foi escrita pelo espanhol João Faras ou João Emeneslau, que era cosmógrafo a serviço do rei.

domingo, 4 de setembro de 2011

Stargate Universe - segunda temporada


Bem, sei que meu post está um pouco atrasado, mas aqui vai. Stargate Universe terminou. Cancelado em sua segunda temporada. Para mim esta série começou mesmo a emplacar somente na metade desta última temporada, com excelentes episódios, mas já era tarde demais. Como comentei em meu post anterior, a primeira temporada foi extremamente ruim, muito difícil de assistir, onde o stargate ficou relegado para segundo, para não dizer terceiro, plano. O final não foi realmente um “final” visto terem que tentar terminar algo repentinamente com o cancelamento, mas fazer o que, já que estragaram toda a mitologia que começou no cinema há muitos anos atrás e continuou fantasticamente com SG1 e Atlantis na TV. Tirando os últimos oito episódios, que foram muito bons, SGU estragou a franquia Stargate em seu conceito.

sábado, 3 de setembro de 2011

FRINGE - terceira temporada

A quarta temporada está para começar e eu procrastinei este post até o momento.

Na terceira temporada, que terminei de assistir há um bom tempo, os episódios únicos (independentes entre si) foram bons em ambos os universos, mesmo que poucos em quantidade. Ao contrário, a mitologia Fringe foi amplamente explorada e terminou de maneira surpreendente, deixando espaço para muito debate e especulações.

O que gostei muito nesta temporada foi a exploração dos personagens do outro universo, fazendo com que nossa primeira impressão sobre eles e nosso preconceito fossem colocados em cheque ao conhecer verdadeiramente, até agora, cada um mais profundamente.

domingo, 28 de agosto de 2011

Vivendo de Inventar

No sábado dia 23 de julho de 2011, passei o dia todo no curso “Vivendo de Inventar” com o escritor André Vianco. Foi algo muito instrutivo para mim que quero ingressar profissinalmente no ramo literário, mais especificamente na área de ficção científica e fantasia.

André Vianco compartilhou conosco sua experiência de mais de uma década como escritor profissional.

sábado, 27 de agosto de 2011

Tron – Legacy

Há pouco mais de um mês assiti o filme Tron de 1982, para relembrar e assim me preparar para Tron – Legacy de 2010. O filme do início da década de oitenta possui uma história simples, mas que me encantou na época pelo visual e tema proposto. Lembro-me perfeitamente quando o vi, eu era um adolescente de apenas quatorze anos. Foi uma experiência única ter ido ao cinema com os colegas de colégio. Assistí-lo agora depois de quase trinta anos (incrível como o tempo passa rápido) me fez um tanto quanto saudoso.

The Planet That Wasn’t (Isaac Asimov)

Foram as histórias de ficção científica de Asimov que me fizeram seu fã, e tais ainda continuam me fascinando, sendo esta minha preferência para com ele. Devo admitir também que a versatilidade do velho doutor ao tratar de assuntos tão variados e diferentes entre si o tornam um verdadeiro mestre.

Este pequeno e velho livro que achei perdido em um sebo é uma pequena jóia que mostra a capacidade que o autor tem em poder explicar temas complicados de uma maneira simples e tornar temas comuns e desinteressantes em algo fascinante. Algo que gostei muito nestes pequenos artigos é que em praticamente todos eles Asimov começa com alguma experiência contidiana de sua vida, quase sempre com sua esposa.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

9 - A Salvação

Eu estava em uma locadora de video procurando alguns desenhos animados para meus filhos quando me deparei com este “9”. A princípio não dei muito crédito a ele, mas quando vi que se tratava de um filme de Tim Burton não tive dúvidas; levei-o para casa e não me arrependi. É fabuloso, desde que compreendamos o real sentido desta história.

A animação é belíssima com uma história muito consistente. Conseguiram tratar de temas comuns e premissas até “batidas” de uma forma inédita. Como não pretendo fazer nenhuma resenha e sim expressar minha opinião, é interessante notar neste filme os valores mais importantes da humanidade e principalmente os diferentes pontos da personalidade de uma pessoa, que separados não possuem força, mas quando juntos possuem um poder que podem fazer qualquer coisa.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

FANTASTICON 2011

Está confirmada a data da edição 2011 do Fantasticon – V Simpósio de Literatura Fantástica. Anotem aí, dias 12, 13 e 14 de agosto na Biblioteca Viriato Corrêa, em São Paulo. Maiores informações em http://fantasticon.com.br/

A idéia do Fantasticon é reunir pessoas interessadas em Literatura Fantástica (ficção científica, fantasia e horror) para que elas possam se encontrar, debater idéias, trocar informações, levantar tendências e se divertir.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

1808

Sempre gostei muito da história do Brasil, e este livro foi elaborado com maestria. A maneira como foi montado tornou fácil o entendimento do período mencionado. O autor compartilha certos acontecimentos que, de certa forma, nos ajudam a compreender situações atuais.

É interessante notar que se não fosse pela estadia provisória da família real portuguesa aqui no Brasil, nosso país como o conhecemos atualmente seria totalmente diferente. A presença do príncipe regente, posteriormente rei D. João, fez com que as possíveis emancipações de colonias regionais em unidades independentes não ocorresse e desta forma o país com proporções continentias surgiu com a liderança de D. Pedro I.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A Carta de Pero Vaz de Caminha


Deixando de lado o pseudo conteúdo lecionado nas escolas, a história do verdadeiro descobrimento do Brasil é recheada de suposições, lendas e aventuras, que vão desde a negociação da Corte Portuguesa com os Templários - onde a proteção a eles seria dada em troca das cartas marítimas – até relatos da presença de Vikings e Romanos em nosso solo nacional. Mas ficaremos apenas com a famosa história da armada de Cabral, que passou por aqui para fincar a bandeira portuguesa antes de seguir para Calicute na Índia, tendo como escrivão Pero Vaz de Caminha (Pero Uaaz de Camjnha).

Eu já havia lido a carta algumas vezes, mas agora resolvi conhecer um pouco mais sobre ela e saber onde se encontra atualmente.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

FRINGE - segunda temporada

Assim como na primeira, a segunda temporada não só manteve o alto nível dos episódios, como se superou ao apresentar temas que possuem como base as mais recentes teorias físicas. Algo que apreciei muito foi o aprofundamento sobre a idéia de um universo paralelo, que está intimamente relacionada à Teoria das Cordas. A série não apenas trata das prováveis "ciências" mas também do relacionamento humano nos seus mais variáveis papéis, e isto de uma forma equilibrada, sem se tornar cansativa em nenhuma área.

O desfecho desta temporada me deixou um pouco preocupado ao pensar que na sequência o estilo possa se tornar "novelinha", mas tenho confiança que isto não irá acontecer, principalmente por ter na produção o grande nome de J. J. Abrams.

É tudo muito fascinante, e como o personagem Walter diz: "Imagine as possibilidades, ou melhor... as impossibilidades".

domingo, 1 de maio de 2011

Star Trek (2009)

Como todo velho (ou deveria dizer experiente?) fã de Star Trek fiquei apreensivo ao saber na época que iríamos ter uma nova versão de Kirk-Spock-McCoy. Para dizer a verdade um certo temor que viessem a estragar a franquia tomou conta de mim, mesmo sabendo que Voyager e Enterprise já estavam em um plano "batido". Ver estes novos atores que reinterpretariam meus heróis de infância me causava um questionamento do porque.

Que alegria foi ver que eu estava errado. Revendo o filme nesta última semana percebi o quão a história é consistente e que abriu possíveis novos rumos para algo que tanto gosto. Tirando apenas a sequência onde o jovem Kirk encontra o velho Spock, algo que achei extremamete forçado, o filme todo é uma obra prima que há muito eu não via em Star Trek. Todo o visual, o enredo, os atores e a direção fizeram com que a franquia resurgisse.

Neste ano iniciarão as filmagens do filme dois, o que me faz ficar ansioso.

Vida longa e próspera à Star Trek.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Manuscrito 512

A fim de aprimorar o trabalho em meu livro que estou escrevendo, e dentre as inúmeras pesquisas, esta semana pesquisando sobre o folclore brasileiro e também sobre os exploradores em território brasileiro - principalmente o Coronel Percy Fawcett – deparei-me sobre um tal de Manuscrito 512. Nunca havia ouvido ou lido nada a respeito. Assim, junto com trabalhos e provas na faculdade, mergulhei para pesquisar. O que descobri me deixou espantado, primeiro pelo próprio teor deste manuscrito e também pela falta de divulgação sobre o mesmo. Movido pela paixão sobre este tipo de assunto, compartilho aqui o que descobri.

domingo, 27 de março de 2011

Stargate Universe

Se me perguntarem para definir Stargate Universe em uma única palavra esta seria DECEPÇÃO. O argumento em si da série é muito interessante mas foi erroneamente explorado. A idéia de uma nave muito antiga dos "Ancients" tentando descobrir a origem do universo e também a nave semeadora que implanta os "stargates" nos planetas, é fantástica, mas infelizmente o seriado é muito ruim. Se considerarmos o ponto de vista de um aficcionado por relações humanas em situações críticas, este estaria satisfeito. Mas fãs de Stargate não querem isto; queremos o uso do stargate, oras bolas!

quarta-feira, 23 de março de 2011

FRINGE - primeira temporada

Recentemente terminei de assisitir à primeira temporada de FRINGE. Esta série me torna um tanto quanto nostágico na lembrança de nosso saudoso Arquivo X. Os temas tratados são muito interessantes, onde explora novos campos e conceitos da ciência.

A mitologia de Fringe também é muito boa e atraente em sua elegância científica. As possibilidades apresentadas tentam, e a meu ver com sucesso, se basear em estacas não apenas teóricas. É um entretenimento de alta qualidade e muito prazeroso.

O último episódio desta primeira temporada é fascinante e o aparecimento de um aclamado ator nos segundos finais é de tirar o fôlego.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Escritores de Quinta - SESC SP

Levando-se em conta as várias plataformas, dispositivos e suportes para a criação e distribuição da produção literária nacional, o Sesc Pinheiros desenvolveu o projeto "Escritores de Quinta", um espaço voltado para a apresentação, crítica, debate e produção literária multimídia. Realizado mensalmente, sempre em uma quinta-feira, tem curadoria dos escritores Bruno Cobbi, Edson Rossatto e Nelson de Oliveira.

http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=189774

http://escritoresdequinta.com.br/

segunda-feira, 7 de março de 2011

Star Trek: The Next Generation

Depois de quase dois anos, consegui assistir todos os epsódios de Star Trek: The Next Generation. Foram 176 episódios em 7 temporadas. Dentre todos os episódios, a grande maioria foi muito boa; alguns poucos não tão bons e outros excepcionais. Lembro-me em 1989 quando tive contato pela primeira vez com este seriado. A princípio não quis aceitar o fato de ver Star Trek sem Kirk, Spock e McCoy. Tudo parecia muito estranho. Mas depois de alguns episódios fiquei fascinado. Vi vários episódios aleatoriamente mas só agora concluí a apreciação de todos os episódios na ordem correta.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

As Guerras do Mundo Emerso 2, As Duas Guerreiras - Lícia Troisi

Aqui a autora segue a linha de seus outros livros. A trama é muito bem trabalhada, os personagens são explorados de uma forma profunda, mas não tanto como no livro anterior que se tornou de certa forma exagerado neste aspecto. Um ponto negativo são os nomes dos capítulos, que infelizmente antecipa o que irá acontecer.

Mais uma vez volto a dizer que estes livros que são considerados “trilogia” são para mim fascículos; três fascículos que compõem uma obra. O livro não termina em si mesmo; apenas é uma parte de uma grande novela. Como o terceiro livro desta segunda trilogia não foi lançado no Brasil, terei que esperar, mas já tenho confirmação da editora que o mesmo será publicado neste semestre.

De qualquer forma é um bom livro e algumas surpresas foram bem vindas.

postado originalmente no dia  30/01/2011 em http://bighettiliterario.blogspot.com/2011/01/as-guerras-do-mundo-emerso-as-duas.html

How to Write for Animartion

Este ano fui convidado a participar de um projeto inédito para mim: escrever roteiros para uma série animada. A princípio pensei que seria fácil, levando em conta minha curta experiência com algumas histórias publicadas. Ledo engano. Me deparei com alguns elementos diferentes que dificultavam o desenvolvimento da história. Posso dizer que fui salvo pelo belíssimo e instrutivo livro de Jeffrey Scott. Nesta obra fantástica o autor demonstra passo a passo os caminhos para uma boa história animada. Posso dizer agora que possuo uma boa base para o desenvolvimento de um roteiro.

postado originalmente no dia  15/01/2011 em http://bighettiliterario.blogspot.com/2011/01/how-to-write-for-animation.html

As Guerras do Mundo Emerso 1, A Seita dos Assassinos - Lícia Troisi

Esta nova trilogia no universo do Mundo Emerso de Licia Troisi não começa muito bem com o primeiro volume A Seita dos Assassinos. O vocabulário continua rico e variado, aliado à uma narrativa consistente. Se por um lado os personagens nos são apresentados de forma profunda e primorosa, o mesmo não posso dizer das aventuras em si. A trama até que de certa forma é bem conduzida, mas faltou o elemento ação. Para mim foi apenas uma introdução às aventuras da nova personagem Dubhe, que provavelmente ocorrerá nos próximos volumes. Infelizmente este é um ponto negativo pois mais uma vez o livro não se encerra em si mesmo. Como na primeira trilogia vejo que para esta será novamente um livro grande dividido em tês partes.

 postado originalmente no dia 05/01/2011 em http://bighettiliterario.blogspot.com/2011/01/as-guerras-do-mundo-emerso-seita-dos.html

Everyday Greatness

Seleções foi e sempre continuará sendo uma referência mundial de literatura inspiradora através de gerações. Esta coletânea é fantástica e diferentemente de outros livros pode ser consultada por temática. As histórias aqui selecionadas nos permite ponderar sobre a vida e nos desperta o desejo de sermos melhores.

Percebo que os textos selecionados para este livro não foram colocados apenas como um produto a ser vendido e sim para que cada ser humano estabeleça e viva com os mais altos padrões de princípios inerentes à divindidade do ser humano.

postado originalmente no dia  05/12/2010 em http://bighettiliterario.blogspot.com/2010/12/everyday-greatness.html

Crônicas do Mundo Emerso 3, O Talismã do Poder - Lícia Troisi

Neste último livro da trilogia creio que a autora se perdeu um pouco. Ao contrário do livro anterior este perdeu completamente o rítmo. Não quero dizer com isto que o livro é ruim mas que uma boa quantidade de páginas é dispensável.

Enquanto estava lendo o livro resolvi navegar pelo site da autora, muito bom por sinal. Mas qual não foi minha surpresa ao ler um link que infelizmente revelou uma grande e inesperada surpresa que iria se dar ao longo da história. Um erro terrível. Não estou dizendo que cliquei no link e depois li uma página do site. O próprio link, com apenas quatro palavras, estragou tudo. Assim vai um conselho a quem irá ler a trilogia: não naveguem pelo site da Licia Trosi a não ser que desejam antecipar grandes revelações da trama.

Crônicas do Mundo Emerso 2, A Missão de Senar - Lícia Troisi

Este segundo volume é impressionante. Como comentei sobre o volume um, a linguagem é altamente refinada. Nesta parte da aventura ficamos conhecendo profundamente os protagonistas Nihal e Senar. Os conflitos internos e todo o lado "humano" são explorados de forma primorosa. As aventuras e novos cenários são originais e cativantes. As sequências de ação, principalmente as de batalha, nos transportam de forma precisa.

Algo que estraga muito as surpresas são os títulos dos capítulos, que de uma forma
ou de outra acabam antecipando o desfecho do que poderia ser uma total surpresa. Infelizmente você adentra alguns capítulos sabendo de antemão o que irá acontecer. Uma pena.

Crônicas do Mundo Emerso 1, A Garota da Terra do Vento - Lícia Troisi

O livro como um todo é muito bom. A primeira terça parte da trama está recheada de clichês sobre este tipo de literatura, mas depois melhora muito com a originalidade se sobrepondo. Não me agrada muito ler sobre treinos com espadas de verdade (se é um treino haverá erros, já pensou errar um golpe com espada afiada?), a protagonista se apaixonando pelo cavaleiro perfeito, o vilão que era do bem e virou a casaca, etc.

Paradigmas 1

MAI-NI Expressas (Richard Diegues)
Conto muito bom. O cenário é extremamente bem retratado. A trama é passada através de uma narrativa com rítimo intenso. Todos os detalhes deste ambiente criado é transmitido com precisão nos parágrafos entre os diálogos. Gostei bastante.

Vento, Seu Fôlego. O Mundo, Seu Coração (Jacques Barcia)
O ambiente e a trama são extremamentes exóticos e bizarros. A narrativa é boa e o rítimo tenso. Apenas senti que a visualização ficou difícil.

Portal Fundação

Veja seu Futuro (Ataíde Tartari)
Uma história simplista, mas mesmo com um tema já “batido” a reviravolta do final faz com que seja um conto interessante.

Cheiro de Predador (Roberto de Sousa Causo)
Mesmo sendo um conto bem escrito e com a capacidade de prender o leitor até o final, creio que faltou algo com relação à protagonista.

Os Robos e o Império - Isaac Asimov

Aqui estou eu dezenove anos depois da prmeira leitura tendo uma nova visão desta obra prima de Isaac Asimov. É incrível como os anos nos amadurece intelectualmente.

Nesta obra, já começando pelo título, Asimov explicitamente quer deixar claro que irá unir os universos da Fundação e dos Robos. No livro anterior, Os Robos do Amanhecer, ele transformou o herói Elijah Baley em um homem,

Imaginários Volume 1

Quando meu exemplar de Imaginários Volume 1 chegou, devo confessar que fiquei um pouco decepcionado com o tamanho do livro. À primeira vista era apenas um livreto, mas quando a leitura começou lembrei da frase que diz que nos pequenos frascos estão os melhores perfumes.

Coleira do Amor (Gerson Lodi-Ribeiro)
Muito boa narrativa com a visão de um futuro interessante, principalmente com os avanços na área da biogenética e nanorobótica. A relação com as emoções humanas é tratada de forma um tanto quanto artificiais.

Os Robos do Amanhecer - Isaac Asimov

Mais uma releitura após quase duas décadas. Neste livro Asimov torna o detetive Elijah Baley um pouco mais humano, mostrando um lado não explorado nos livros anteriores. Além de explorar o lado masculino deste herói, vemos através da personagem Gladia os resultados negativos de uma sociedade individualista sobre um ser humano. Claramente é discutido a polêmica sobre os preconceitos raciais, e muitas vezes os que se consideram discriminados são os que no íntimo germinam um peconceito ainda maior. Além da individualidade de um terráqueo e de uma espacial,

Os Robos (The Naked Sun) - Isaac Asimov

Acabei a segunda leitura deste livro sendo que a primeira ocorreu em 1991. Mais uma aventura de Elijah Baley, agora no planeta Solaria.
O que eu gostaria de focar em minha análise é sobre a sociedade Solariana que Asimov criou, e assim como ele, traçar um paralelo com nossa sociedade atual.

Os solarianos desenvolveram uma sociedade totalmente individualista e completamente privada. Estabeleceram como população ideal para todo o planeta apenas 20 mil pessoas, sendo que cada uma possui em média 10 mil robos a seu dispor. As grandes porções de terra foram divididas entre

O Livro de Mórmon

Já li este livro 35 vezes (3 vezes em inglês, 1 em espanhol e 32 em português) e acabei minha última leitura em dezembro de 2009. Antes de falar um pouco sobre ele tenho algo importante a dizer: Este livro contém a palavra de Deus, e não importa o que o mundo tem a dizer a respeito, eu sei que ele é verdadeiro e que pode ajudar muita gente a conhecer a verdade sobre Jesus Cristo e sua sagrada missão. Junto com a Bíblia, é um outro testamento que testifica da divindade do Filho de Deus.