sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Crônicas do Mundo Emerso 3, O Talismã do Poder - Lícia Troisi

Neste último livro da trilogia creio que a autora se perdeu um pouco. Ao contrário do livro anterior este perdeu completamente o rítmo. Não quero dizer com isto que o livro é ruim mas que uma boa quantidade de páginas é dispensável.

Enquanto estava lendo o livro resolvi navegar pelo site da autora, muito bom por sinal. Mas qual não foi minha surpresa ao ler um link que infelizmente revelou uma grande e inesperada surpresa que iria se dar ao longo da história. Um erro terrível. Não estou dizendo que cliquei no link e depois li uma página do site. O próprio link, com apenas quatro palavras, estragou tudo. Assim vai um conselho a quem irá ler a trilogia: não naveguem pelo site da Licia Trosi a não ser que desejam antecipar grandes revelações da trama.
A grande, cansativa e tediosa missão da protagonista Nihal também o é para o leitor. Tirando as 50 páginas finais, toda a missão foi transmitida de uma forma minuciosa demais, fazendo a trama se tornar muito tediosa e repetitiva.

O alto nível do vocabulário continua e a precisão dos ambientes é uma grande atrativo.

Deixando de lado a parte que não me agradou posso dizer que o desfecho da história compensou. Eu temia um final clichê e altamente previsível. Mas não foi o caso. As grandes revelações e principalmente a mensagem transmitida valem cada palavra das 418 páginas. Ficamos conhecendo profundamente cada personagem. A autora nos coloca em um nível onde podemos refletir muito sobre nosso próprio mundo e reavaliar as pré concebidas definições do bem e do mal.

postado originalmente no dia  30/10/2010 em http://bighettiliterario.blogspot.com/2010/10/cronicas-do-mundo-emerso-3-o-talisma-do.html

6 comentários:

  1. Olá,

    Sou muito fã da saga Crônicas do Mundo Emerso, e não consigo ter o mesmo ponto de vista seu. Por exemplo, todas as páginas são plenamente essenciais, visto que trata-se se uma longa história, não tem como em uma saga tão complexa quanto esta, que ao lermos o terceiro livro chegarmos ao ponto de sentir saudades do primeiro, isso significa complexidade e detalhes, não tem como resumir e deixar algumas coisas para lá, achei que poderia ter mais detalhes ainda no terceiro, mais do que já tem... Detalhes não tornaram a trama "tediosa" como você disse, mas sim complexa e muito bem feita, se você se cansou de ler, reflita seus hábitos literários.

    Att.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo; que bom que gostou do livro. Complexidade é uma coisa meu amigo (ou amiga) e o emprego errado dos detalhes SIM, torna uma obra tediosa. Não entendi muito bem o que quis dizer com "reflita seus hábitos literários". Talvez você seja um psicólogo literário e um fã ofendido. Vejo que sua maturidade literária está muito acima das coisas que escrevi. Obrigado pelo seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Oi.. gostei mt do seu blog.. mas devo concordar com meu amigo acima.. ñ concordo com seu comentário e ñ vi nenhum emprego errado de detalhes (?).. faz o seguinte colega.. antes de criticar um livro escreva outro melhor, sem querer ofender, mas criticar como vc criticou os fãs n aceitam, ñ seu se o meu colega acima é fã, mas ñ poste coisas q vc ñ sabe..

    *para o anônimo lá em cima: vc tem toda razão, a obra ñ se tornou tediosa e eu entendi qdo quis dizer 'complexidade', só o dono do blog q ñ entendeu.. rsrs.. acho melhor ele refletir os hábitos leterários dele msm.. é o certo..

    =D t mais..

    Bruno

    ResponderExcluir
  4. Pelo menos eu tenho coragem de expor publicamente minha opinião e não me escondo atrás de um comentário anônimo. Sinto mais uma vez por um fã ofendido... e a propósito, também sou fã da série, mas a verdade precisa ser dita. A Lícia é uma ótima escritora, mas alguns pontos foram falhos, mas como disse no post, é uma ótima história. Admiro seus comentários, pena que os dois não possuem a coragem de assumi-los... só este ponto já mostra para mim o tipo de leitores que são.

    ResponderExcluir
  5. Olá a todos,

    Já faz algum tempo que venho acompanhando o blog do Marcelo, porém não tinha visto nenhum comentário em suas críticas achei desnecessário postar, visto que acho as críticas do Marcelo muito boas.
    Para os fãs acima, criticar significa conhecer, as pessoas dotadas de senso crítico se diferem das outras, e não se trata de só porque é fã não criticar, é exatamente esse o ponto, fãs também criticam, porque as pessoas entendem o criticar apenas para o lado negativo? Enfim, sou plenamente de acordo com que o Marcelo coloca nos posts, a autora se perdeu sim em muitas páginas, e muitas delas são desnecessárias, assim como no primeiro livro ela antecipou muito os acontecimentos, e no último demorou demais para deixar acontecer os fatos, sem contar na repetição de situações... Vejam como há uma instabilidade nos livros... Mas a história é ótima, sou fã, gosto muito, mas tudo tem suas falhas. Ser crítico é ter conhecimento do que se está lendo.
    *Marcelo, parabéns pelo blog... excelentes críticas!

    Angelita

    ResponderExcluir
  6. Oi Angelita, muito obrigado pelas palavras.
    Outro dia pensei em ampliar este post ao podenrar sobre toda a saga das Crônicas do Mundo Emerso e As Guerras do Mundo Emerso (não vejo a hora de receber o volume 3 recém publicado pela Editora Rocco). No volume 2 de As Crônicas do Mundo Emerso, A Missão de Senar, o foco principal foi convencer o Mundo Submerso a se juntar na batalha final, que ocorreu no volume 3. Pensem bem: um livro quase que em sua totalidade dedicado a esta missão, onde um dos protagonista quase "se mata" para conseguir convencer a galera lá de baixo, e o que se espera na guerra final? Que o Mundo Submerso tivesse uma participação mínima. Alguém pode me dizer o que eles fizeram? No meu ponto de vista a Licia levantou tanto a "bola" do Mundo Submerso no volume 2 e deixou-a de lado no volume 3. Uma pena. Mas isto não tira os méritos desta talentosa autora italiana.

    ResponderExcluir