sábado, 27 de agosto de 2011

The Planet That Wasn’t (Isaac Asimov)

Foram as histórias de ficção científica de Asimov que me fizeram seu fã, e tais ainda continuam me fascinando, sendo esta minha preferência para com ele. Devo admitir também que a versatilidade do velho doutor ao tratar de assuntos tão variados e diferentes entre si o tornam um verdadeiro mestre.

Este pequeno e velho livro que achei perdido em um sebo é uma pequena jóia que mostra a capacidade que o autor tem em poder explicar temas complicados de uma maneira simples e tornar temas comuns e desinteressantes em algo fascinante. Algo que gostei muito nestes pequenos artigos é que em praticamente todos eles Asimov começa com alguma experiência contidiana de sua vida, quase sempre com sua esposa.


The Planet That Wasn’t
O teórico planeta Vulcan que nunca existiu. Difícil não relacionar isto à Star Trek.

The Olympian Snows
O grande monte em Marte.

Titanic Surprise
Os gigantes gasosos e suas atmosferas.

The Wrong Turning
A formação do sistema planetário e suas elípticas.

The Bridge of the Gods
O fenômeno do arco-iris. A relação entre a mitologia envolvida e a real explicação científica torna a leitura muito atrativa.

The Third Liquid
Asimov fala um pouco sobre a descoberta de alguns elementos, principalmente líquidos interessantes.

All Gall
Com muito humor o velho Dr. Asimov nos conta a história do Colesterol e toda sua utilidade e perigos para a vida humana.

The Smell of Electricity
A descoberta do gás ozônio.

Silent Victory
A lenta e gradativa formaçào da atmosfera terrestre para poder abrigar a vida como a conhecemos atualmente.

Change of Air
A descoberta do gás Freon, sua utilidade inicial na refrigeração e nas embalagens aerosol e as consequências não tão boas à camada de ozônio.

The Wicked Witch is Dead
Ponderando um pouco sobre a longevidade humana na idade média, que foi explicitada com maestria neste texto, pude perceber o quão diferente somos no que concerne às oportunidades que temos atualmente, e quão caricato se torna o julgamento humano em relação ao “diferente”. Este foi o melhor artigo do livro.

The Nightfall Effect
Artigo muito interessante onde Asimov argumenta a favor de colônias humanas no espaço, neste caso específico na Lua, comparando esta eventual necessidade com vários atos de colonização já existente na Terra.

The Rocketing Dutchmen
Aqui Asimov explica um pouco sobre seu ceticismo a cerca de OVNIs quando são tratados como discos voadores. Também fala estatisticamente de vida em outros mundos.

Best Foot Backward
Argumentando contra os que dizem que a ciência e tecnologia trazem apenas malefício, Asimov mostra de forma conclusiva e com fatos que os avanços trazem muitos benefícios e que infelizmente a humanidade utiliza de tais progressos para o mal.

Thinking About Thinking
Um artigo que explora o significado de ser inteligente.

Star in the East
Quando se trata da análise em si das possibilidades da Estrela de Belém, Asimov mostra muito bem e claramente de forma acadêmica, o que eu admiro, mas infelizmente sua ironia ao tratar dos textos sagrados da Bíblia me decepcionaram, não que ele seja obrigado a acreditar – algo que respeito -, mas sua atitute arrogante e prepotente com este assunto me incomodou.

The Judo Argument

A princípio, apenas pelo título do artigo, não é possível saber o tema a ser tratado. Mas logo nos primeiros parágrafos Asimov deixa claro que vai falar sobre a existência de Deus. Pensei comigo mesmo: “o velho Asimov irá pisar em terreno perigoso.” Eu mesmo sendo um apreciador da ciência, e crendo piamente em Deus – sabendo que é possível tratar dos dois assuntos ao mesmo tempo – fiquei temeroso sobre a maneira com que Asimov iria tratar, e dependendo de como o faria, eu pessoalmente criaria uma certa antipatia ao escritor que tanto admiro. Depois de ler o inteligente artigo, o qual gostei muito, percebi o cuidado com que o tema foi abordado. A conclusão foi que através da ciência não é possível provar a existência ou inexistência de Deus... pelo menos até o presente momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário