sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Crônicas do Mundo Emerso 1, A Garota da Terra do Vento - Lícia Troisi

O livro como um todo é muito bom. A primeira terça parte da trama está recheada de clichês sobre este tipo de literatura, mas depois melhora muito com a originalidade se sobrepondo. Não me agrada muito ler sobre treinos com espadas de verdade (se é um treino haverá erros, já pensou errar um golpe com espada afiada?), a protagonista se apaixonando pelo cavaleiro perfeito, o vilão que era do bem e virou a casaca, etc.
Ainda bem que tudo isto é deixado de lado por completo na segunda metade do livro.

O vacabulário e o estilo literário são altamente refinados, me forçando várias vezes a requerer ajuda de um dicionário. Infelizmente no meio de tão requintada literatura temos que ler algo assim: ... o regato que gorgolejava alegre entre as pedras nevadas. Sem comentários.

A autora explora de forma precisa a personalidade dos personagens, principalmente a da protagonista.

Um ponto negativo é que o livro não “termina” e sim pede a continuação nas sequências. Na minha opinião uma trilogia deve ter seus livros independentes mas que no todo formam um cenário e trama mais completos.

postado originalmente no dia  07/09/2010 em http://bighettiliterario.blogspot.com/2010/09/cronicas-do-mundo-emerso-1-garota-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário