Sempre  que leio antologias, pelo menos até ler esta, uma boa parte dos contos  não me atrai. Com Histórias Fantásticas Vol.1 foi diferente. O alto  nível de praticamente todos os contos torna esta coletânea excelente. Lembrando que participo deste livro com o conto "As icamiabas".
Beltane (Simone O. Marques)
História  muito boa onde a autora explora muito bem a emoção dos personagens.  Ambientação e desfecho trabalhados de forma primorosa.
 
Roteiro dos Sonhos (Ana Lúcia Merege)
Conto  interessante onde a protagonista aparentemente desconhece seus poderes e  pela ingenuidade acaba criando o que para nós se tornou uma lenda. Boa  ambientação, simples e eficiente.
 
Armadilha (Tânia Souza)
Até  quase o final do conto me perguntava onde estaria o elemento fantástico  da história. Uma boa surpresa no final. Gostei muito do elemento  introspecto do protagonista.
Sangue e Gelo (Mario Carneiro Jr.)
Muito  boa a visão primeva dos vampiros em nosso mundo. A sequência da luta é  muito boa. Apenas alguns parágrafos, na minha opinião, poderiam não  existir. Segue um deles: Os  cabelos vermelhos balançavam em volta da beleza impossível de sua face,  como um incêndio que deixava sua expressão ainda mais ameaçadora. Beleza impossível? Expressão esquisita.
Colocada em Um Cantinho, a Oeste de Mim (Anderson Henrique)
A  narrativa é boa neste conto, fazendo com que queiramos chegar até o  final para saber quem realmente é a mulher misteriosa. Infelizmente a  expectativa, que foi aumentando em cada parágrafo, não é satisfeita com o  final. 
Após a Densa Neblina (Luiz Teodósio)
Gostei  do conto, o qual possui narrativa descontraída e envolvente. Todo o  mistério envolvendo a neblina faz com que queiramos saber o que existe  do outro lado. Na minha opinião houve falha quanto aos argumentos usados  para o último oponente, os quais poderiam ter sido usados para o  penúltimo, ou vise-versa. Também achei muito “automático” as respostas  para os dois primeiros oponentes; parecia um texto memorizado.
Gênesis (Willian Ricciardi)
Muito boa história. Com o final veio aquele gostinho de “quero mais”.
Um Cara Legal (Marcelo Jacinto Ribeiro)
Este  é um bom conto que gostei bastante. Posso até me arriscar dizendo que é  um conto cativante pela maneira que foi encerrado. Com uma narrativa  simples o autor nos leva a querer saber mais sobre o protagonista.
Em Pelo... (Armin Daniel Reichert)
Ótima adaptação de um clássico da literatura infantil.
A Flecha (Renato A. Azevedo)
Um  excelente conto, onde o autor com uma prosa descontraída nos remete de  forma clara e envolvente a eventos ufológicos. O desfecho é ótimo,  incorporando outros elementos histórico lendários
As Icamiabas (Marcelo Bighetti)
A  idéia em criar um universo fantástico baseado no folclore brasileiro  começou por volta de 2005. Desde então tenho pesquisado e me maravilhado  com a riqueza do nosso folclore. Este foi o primeiro conto criado  dentro deste universo. Para quem quiser saber um pouco mais sobre as  Icamiabas e seu papel dentro do universo que criei acesse  www.marcelo.bighetti.com.br/ica, lembrando que é necessário ter o livro  em mãos para acessar, pois uma senha será requerida a qual é encontrada  em Histórias Fantásticas Volume 1 (estará disponível em janeiro de  2012).
O Prêmio (Jota Marques)
Conto envolvente, com momentos de suspense e uma sequência de combate muito bem escrita.
A Dama Inevitável (Leandro Reis)
O  conflito interno do protagonista é muito bem transmitido através de uma  narrativa profunda, onde os acontecimentos transcorrem-se de forma  rápida, mas não comprometendo o conteúdo necessário para a  compreensão.  A trama foi muito bem desenvolvida e a criatividade foi única ao  retratar uma figura fantástica conhecida de todos. O final é  ponderativo.
Magnum Opus (Marcelo Augusto Galvão)
Gostei da maneira como a “insanidade” do protagonista é colocada para os leitores. 
Marina (Rubens Alves)
Muito  divertido, e trágico também. A narrativa em primeira pessoa torna o  conto muito pessoal. A maneira como a história é contada me prendeu  totalmente. 
O Caçador e o Caipora (Daniel Andrade)
O  conto é bom com um final interessante, mas mesmo assim creio que faltou  algo. Talvez a expectativa oriunda do título me fez esperar um pouco  mais do caipora.
O Quarteto de Cordas (Adolph Kliemann)
Muito legal a maneira pela qual o personagem principal foi explorado. O final me fez relembrar dos curtas de Alfred Hitchcock.
Sobre Homens e Asas (Christian David)
Um  belo conto com uma bela mensagem, onde o autor explorou alguns  problemas que temos atualmente em nossa sociedade de forma criativa e  cativante
Viagem sem Volta (Leonardo Pezella)
Conto dark muito bem trabalhado. 
Raparigas em Flor (Cirilo S. Lemos)
Sinistro. Mesmo sendo um conto que não me atraiu muito, o final compensa a leitura.
A Batalha Interna (Larissa Caruso)
A proposta do conto é bem interessante. A dualidade formada no final, apesar de clichê, foi bem escrita.
A Canção Proibida (Flavio de Souza)
No  começo o conto estava uma pouco “amarrado”, sem muitos atrativos, mas a  partir da segunda página a história ganha intensidade e termina com um  final fantástico. Gostei bastante.
O Estigma da Rosa (Georgette Silen)
Este  é o primeiro texto da Georgette que leio, e posso dizer que gostei  muito. Muito criativo esta versão de bruxas e outros seres fantásticos.
 

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário