domingo, 20 de novembro de 2011

Histórias Fantásticas - Volume 1

Sempre que leio antologias, pelo menos até ler esta, uma boa parte dos contos não me atrai. Com Histórias Fantásticas Vol.1 foi diferente. O alto nível de praticamente todos os contos torna esta coletânea excelente. Lembrando que participo deste livro com o conto "As icamiabas".

Beltane (Simone O. Marques)
História muito boa onde a autora explora muito bem a emoção dos personagens. Ambientação e desfecho trabalhados de forma primorosa.

Roteiro dos Sonhos (Ana Lúcia Merege)
Conto interessante onde a protagonista aparentemente desconhece seus poderes e pela ingenuidade acaba criando o que para nós se tornou uma lenda. Boa ambientação, simples e eficiente.


Armadilha (Tânia Souza)
Até quase o final do conto me perguntava onde estaria o elemento fantástico da história. Uma boa surpresa no final. Gostei muito do elemento introspecto do protagonista.

Sangue e Gelo (Mario Carneiro Jr.)
Muito boa a visão primeva dos vampiros em nosso mundo. A sequência da luta é muito boa. Apenas alguns parágrafos, na minha opinião, poderiam não existir. Segue um deles: Os cabelos vermelhos balançavam em volta da beleza impossível de sua face, como um incêndio que deixava sua expressão ainda mais ameaçadora. Beleza impossível? Expressão esquisita.

Colocada em Um Cantinho, a Oeste de Mim (Anderson Henrique)
A narrativa é boa neste conto, fazendo com que queiramos chegar até o final para saber quem realmente é a mulher misteriosa. Infelizmente a expectativa, que foi aumentando em cada parágrafo, não é satisfeita com o final.

Após a Densa Neblina (Luiz Teodósio)
Gostei do conto, o qual possui narrativa descontraída e envolvente. Todo o mistério envolvendo a neblina faz com que queiramos saber o que existe do outro lado. Na minha opinião houve falha quanto aos argumentos usados para o último oponente, os quais poderiam ter sido usados para o penúltimo, ou vise-versa. Também achei muito “automático” as respostas para os dois primeiros oponentes; parecia um texto memorizado.

Gênesis (Willian Ricciardi)
Muito boa história. Com o final veio aquele gostinho de “quero mais”.

Um Cara Legal (Marcelo Jacinto Ribeiro)
Este é um bom conto que gostei bastante. Posso até me arriscar dizendo que é um conto cativante pela maneira que foi encerrado. Com uma narrativa simples o autor nos leva a querer saber mais sobre o protagonista.

Em Pelo... (Armin Daniel Reichert)
Ótima adaptação de um clássico da literatura infantil.

A Flecha (Renato A. Azevedo)
Um excelente conto, onde o autor com uma prosa descontraída nos remete de forma clara e envolvente a eventos ufológicos. O desfecho é ótimo, incorporando outros elementos histórico lendários

As Icamiabas (Marcelo Bighetti)
A idéia em criar um universo fantástico baseado no folclore brasileiro começou por volta de 2005. Desde então tenho pesquisado e me maravilhado com a riqueza do nosso folclore. Este foi o primeiro conto criado dentro deste universo. Para quem quiser saber um pouco mais sobre as Icamiabas e seu papel dentro do universo que criei acesse www.marcelo.bighetti.com.br/ica, lembrando que é necessário ter o livro em mãos para acessar, pois uma senha será requerida a qual é encontrada em Histórias Fantásticas Volume 1 (estará disponível em janeiro de 2012).

O Prêmio (Jota Marques)
Conto envolvente, com momentos de suspense e uma sequência de combate muito bem escrita.

A Dama Inevitável (Leandro Reis)
O conflito interno do protagonista é muito bem transmitido através de uma narrativa profunda, onde os acontecimentos transcorrem-se de forma rápida, mas não comprometendo o conteúdo necessário para a  compreensão. A trama foi muito bem desenvolvida e a criatividade foi única ao retratar uma figura fantástica conhecida de todos. O final é ponderativo.

Magnum Opus (Marcelo Augusto Galvão)
Gostei da maneira como a “insanidade” do protagonista é colocada para os leitores.

Marina (Rubens Alves)
Muito divertido, e trágico também. A narrativa em primeira pessoa torna o conto muito pessoal. A maneira como a história é contada me prendeu totalmente.

O Caçador e o Caipora (Daniel Andrade)
O conto é bom com um final interessante, mas mesmo assim creio que faltou algo. Talvez a expectativa oriunda do título me fez esperar um pouco mais do caipora.

O Quarteto de Cordas (Adolph Kliemann)
Muito legal a maneira pela qual o personagem principal foi explorado. O final me fez relembrar dos curtas de Alfred Hitchcock.

Sobre Homens e Asas (Christian David)
Um belo conto com uma bela mensagem, onde o autor explorou alguns problemas que temos atualmente em nossa sociedade de forma criativa e cativante

Viagem sem Volta (Leonardo Pezella)
Conto dark muito bem trabalhado.

Raparigas em Flor (Cirilo S. Lemos)
Sinistro. Mesmo sendo um conto que não me atraiu muito, o final compensa a leitura.

A Batalha Interna (Larissa Caruso)
A proposta do conto é bem interessante. A dualidade formada no final, apesar de clichê, foi bem escrita.

A Canção Proibida (Flavio de Souza)
No começo o conto estava uma pouco “amarrado”, sem muitos atrativos, mas a partir da segunda página a história ganha intensidade e termina com um final fantástico. Gostei bastante.

O Estigma da Rosa (Georgette Silen)
Este é o primeiro texto da Georgette que leio, e posso dizer que gostei muito. Muito criativo esta versão de bruxas e outros seres fantásticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário