sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fantasy and Science Fiction: The Human Mind, Our Modern World

Em 23 de julho comecei um curso pela Universidade de Michigan entitulado "Fantasy and Science Fiction: The Human Mind, Our Modern World" e estou bem animado com esta oportunidade.

A fantasia é um termo chave tanto para a psicologia como para a arte e artifício da humanidade. As coisas que fazemos, incluindo nossas histórias, refletem, servem e muitas vezes moldam nossas necessidades e desejos. Vemos isso em todos os lugares, do conto de fadas ao mito. De Cinderela a Alice no País das Maravilhas e ao Super-Homem. A partir da construção de um forte, como uma criança, à construção de ideais e cidades planejadas como sociedades inteiras. Ambas as formas de fantasia, de entretenimento e prática, atendem às nossas necessidades, desejos e iluminam a mente humana. Fantasia se manifesta de muitas maneiras, do conforto que sentimos com os poderes divinos de uma fada madrinha ao mal-estar sedutor que sentimos ao enfrentar Drácula. Do ponto de vista prático, de todas as formas de ficção que a fantasia toma, a ficção científica é, de Frankenstein a Avatar, a mais importante em nosso mundo moderno porque é o único tipo que reconhece explicitamente as formas profundas em que a ciência e tecnologia, os principais produtos da mente humana, não apenas moldam o nosso mundo, mas nossas esperanças e medos próprios. Este curso irá explorar a fantasia em geral e a ficção científica em específico, tanto como arte e percepção sobre nós mesmos e nosso mundo.



O curso tem a duração de dez semanas, onde semanalmente estudaremos uma obra literária, prepararemos uma tese sobre cada uma e avaliaremos outros estudantes.


Abaixo o programa do curso:

  1. Grimm — Children's and Household Tales
  2. Carroll — Alice's Adventures in Wonderland and Through the Looking-Glass
  3. Stoker — Dracula
  4. Shelley — Frankenstein
  5. Hawthorne & Poe — Stories and Poems
  6. Wells — The Island of Dr. Moreau, The Invisible Man, "The Country of the Blind," "The Star"
  7. Burroughs & Gilman — A Princess of Mars & Herland
  8. Bradbury — The Martian Chronicles
  9. LeGuin — The Left Hand of Darkness
  10. Doctorow — Little Brother

Nenhum comentário:

Postar um comentário