quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dieselpunk

Assim como o Vapor Punk este livro manteve a qualidade gráfica e artística. Ao todo considero um livro bom, visto possuir texto ótimos, outros bons e ainda alguns que não me cativaram. Excelente proposta da Draco. Segue minhas impressões sobre cada história, lembrando que não se trata de resenha, mas apenas minha opinião pessoal.

Fúria do Escorpião Azul (Carlos Orsi)
Um texto sem muita empolgação, mas muito bem escrito. Gostei do super herói meio Batman meio Superman.


Grande G (Tibor Moricz)
Parei a leitura. Este tipo de conto, envolvendo situações sexuais explícitas, não se enquadra em meus princípios. Não gosto deste tipo de leitura.

O Dia em que Virgulino cortou o Rabo da Cobra sem Fim com o Chuço Excomungado (Octavio Aragão)
O autor conta uma história mediana sem muita intensidade, apesar da excelente caracterização de Lampião. O final é inesperado e muito criativo do qual gostei muito, mesmo sendo um famigerado clichê da ficção científica.

Impávido Colosso (Hugo Vera)
A criatividade desta noveleta me cativou imensamente. As cenas de batalhas entre os autômatos são ótimas.

País da Aviação (Gerson Lodi-Ribeiro)
A complexidade da história é muito bem contada, mas na maioria das páginas se torna cansativa pois parece mais um livro didático de história. Adorei a maneira como Santos Dumont entrou na trama e de seu encontro com uns certos irmãos. Não sei se foi proposital do autor nesta versão alternativa, mas não era necessário escada para subir ou descer do Demoiselle, pois o piloto ficava praticamente rente ao solo quando o avião pousado.

Ao Perdedor, as Baratas (Antonio Luiz M. C. Costa)
Mesmo com toda a criatividade, que achei excelente, a complexidade de detalhes deste universo alternativo é tamanha que tornou a leitura extremamente cansativa nos dois terços iniciais do texto. Muitos personagens e situações acabam se perdendo. A partir do terço final a história começa a ganhar ação e torna-se muito boa. O final é belo e nos convida, de certa forma, à uma reflexão sobre nossos preconceitos e uma reavaliação do que julgamos diferente.

Auto do Extermínio (Cirilo S. Lemos)
Conto envolvente e dinâmico. Gostei muito das cenas de ação e dos momentos de "insanidade" do matador contratado e de seu futuro sucessor.

Cobra de Fogo (Sid Castro)
Na minha humilde opinião como leitor, este é o melhor da coletânea. Além de possuir uma narrativa envolvente e um ritmo intenso, a história é muito criativa e original, pelo menos no meu conhecimento. Adorei toda a trama e fiquei torcendo como doido pela M’Boitatá. A meu ver o ponto alto da noveleta foi a crítica à maneira com que as nações são respeitadas umas pelas outras, o que infelizmente acontece em nossa própria realidade.

Só a Morte te Resgata (Jorge Candeias)
Gostei muito da primeira parte do texto, mas depois perdeu um pouco a intensidade ao se focar demais no personagem, o que de certa forma foi necessário para se chegar ao final. É uma boa história que elevou minhas expectativas no início e não as administrou muito bem no decorrer. O final é muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário