segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

As Guerras do Mundo Emerso 2, As Duas Guerreiras - Lícia Troisi

Aqui a autora segue a linha de seus outros livros. A trama é muito bem trabalhada, os personagens são explorados de uma forma profunda, mas não tanto como no livro anterior que se tornou de certa forma exagerado neste aspecto. Um ponto negativo são os nomes dos capítulos, que infelizmente antecipa o que irá acontecer.

Mais uma vez volto a dizer que estes livros que são considerados “trilogia” são para mim fascículos; três fascículos que compõem uma obra. O livro não termina em si mesmo; apenas é uma parte de uma grande novela. Como o terceiro livro desta segunda trilogia não foi lançado no Brasil, terei que esperar, mas já tenho confirmação da editora que o mesmo será publicado neste semestre.

De qualquer forma é um bom livro e algumas surpresas foram bem vindas.

postado originalmente no dia  30/01/2011 em http://bighettiliterario.blogspot.com/2011/01/as-guerras-do-mundo-emerso-as-duas.html

How to Write for Animartion

Este ano fui convidado a participar de um projeto inédito para mim: escrever roteiros para uma série animada. A princípio pensei que seria fácil, levando em conta minha curta experiência com algumas histórias publicadas. Ledo engano. Me deparei com alguns elementos diferentes que dificultavam o desenvolvimento da história. Posso dizer que fui salvo pelo belíssimo e instrutivo livro de Jeffrey Scott. Nesta obra fantástica o autor demonstra passo a passo os caminhos para uma boa história animada. Posso dizer agora que possuo uma boa base para o desenvolvimento de um roteiro.

postado originalmente no dia  15/01/2011 em http://bighettiliterario.blogspot.com/2011/01/how-to-write-for-animation.html

As Guerras do Mundo Emerso 1, A Seita dos Assassinos - Lícia Troisi

Esta nova trilogia no universo do Mundo Emerso de Licia Troisi não começa muito bem com o primeiro volume A Seita dos Assassinos. O vocabulário continua rico e variado, aliado à uma narrativa consistente. Se por um lado os personagens nos são apresentados de forma profunda e primorosa, o mesmo não posso dizer das aventuras em si. A trama até que de certa forma é bem conduzida, mas faltou o elemento ação. Para mim foi apenas uma introdução às aventuras da nova personagem Dubhe, que provavelmente ocorrerá nos próximos volumes. Infelizmente este é um ponto negativo pois mais uma vez o livro não se encerra em si mesmo. Como na primeira trilogia vejo que para esta será novamente um livro grande dividido em tês partes.

 postado originalmente no dia 05/01/2011 em http://bighettiliterario.blogspot.com/2011/01/as-guerras-do-mundo-emerso-seita-dos.html

Everyday Greatness

Seleções foi e sempre continuará sendo uma referência mundial de literatura inspiradora através de gerações. Esta coletânea é fantástica e diferentemente de outros livros pode ser consultada por temática. As histórias aqui selecionadas nos permite ponderar sobre a vida e nos desperta o desejo de sermos melhores.

Percebo que os textos selecionados para este livro não foram colocados apenas como um produto a ser vendido e sim para que cada ser humano estabeleça e viva com os mais altos padrões de princípios inerentes à divindidade do ser humano.

postado originalmente no dia  05/12/2010 em http://bighettiliterario.blogspot.com/2010/12/everyday-greatness.html

Crônicas do Mundo Emerso 3, O Talismã do Poder - Lícia Troisi

Neste último livro da trilogia creio que a autora se perdeu um pouco. Ao contrário do livro anterior este perdeu completamente o rítmo. Não quero dizer com isto que o livro é ruim mas que uma boa quantidade de páginas é dispensável.

Enquanto estava lendo o livro resolvi navegar pelo site da autora, muito bom por sinal. Mas qual não foi minha surpresa ao ler um link que infelizmente revelou uma grande e inesperada surpresa que iria se dar ao longo da história. Um erro terrível. Não estou dizendo que cliquei no link e depois li uma página do site. O próprio link, com apenas quatro palavras, estragou tudo. Assim vai um conselho a quem irá ler a trilogia: não naveguem pelo site da Licia Trosi a não ser que desejam antecipar grandes revelações da trama.

Crônicas do Mundo Emerso 2, A Missão de Senar - Lícia Troisi

Este segundo volume é impressionante. Como comentei sobre o volume um, a linguagem é altamente refinada. Nesta parte da aventura ficamos conhecendo profundamente os protagonistas Nihal e Senar. Os conflitos internos e todo o lado "humano" são explorados de forma primorosa. As aventuras e novos cenários são originais e cativantes. As sequências de ação, principalmente as de batalha, nos transportam de forma precisa.

Algo que estraga muito as surpresas são os títulos dos capítulos, que de uma forma
ou de outra acabam antecipando o desfecho do que poderia ser uma total surpresa. Infelizmente você adentra alguns capítulos sabendo de antemão o que irá acontecer. Uma pena.

Crônicas do Mundo Emerso 1, A Garota da Terra do Vento - Lícia Troisi

O livro como um todo é muito bom. A primeira terça parte da trama está recheada de clichês sobre este tipo de literatura, mas depois melhora muito com a originalidade se sobrepondo. Não me agrada muito ler sobre treinos com espadas de verdade (se é um treino haverá erros, já pensou errar um golpe com espada afiada?), a protagonista se apaixonando pelo cavaleiro perfeito, o vilão que era do bem e virou a casaca, etc.

Paradigmas 1

MAI-NI Expressas (Richard Diegues)
Conto muito bom. O cenário é extremamente bem retratado. A trama é passada através de uma narrativa com rítimo intenso. Todos os detalhes deste ambiente criado é transmitido com precisão nos parágrafos entre os diálogos. Gostei bastante.

Vento, Seu Fôlego. O Mundo, Seu Coração (Jacques Barcia)
O ambiente e a trama são extremamentes exóticos e bizarros. A narrativa é boa e o rítimo tenso. Apenas senti que a visualização ficou difícil.

Portal Fundação

Veja seu Futuro (Ataíde Tartari)
Uma história simplista, mas mesmo com um tema já “batido” a reviravolta do final faz com que seja um conto interessante.

Cheiro de Predador (Roberto de Sousa Causo)
Mesmo sendo um conto bem escrito e com a capacidade de prender o leitor até o final, creio que faltou algo com relação à protagonista.

Os Robos e o Império - Isaac Asimov

Aqui estou eu dezenove anos depois da prmeira leitura tendo uma nova visão desta obra prima de Isaac Asimov. É incrível como os anos nos amadurece intelectualmente.

Nesta obra, já começando pelo título, Asimov explicitamente quer deixar claro que irá unir os universos da Fundação e dos Robos. No livro anterior, Os Robos do Amanhecer, ele transformou o herói Elijah Baley em um homem,

Imaginários Volume 1

Quando meu exemplar de Imaginários Volume 1 chegou, devo confessar que fiquei um pouco decepcionado com o tamanho do livro. À primeira vista era apenas um livreto, mas quando a leitura começou lembrei da frase que diz que nos pequenos frascos estão os melhores perfumes.

Coleira do Amor (Gerson Lodi-Ribeiro)
Muito boa narrativa com a visão de um futuro interessante, principalmente com os avanços na área da biogenética e nanorobótica. A relação com as emoções humanas é tratada de forma um tanto quanto artificiais.

Os Robos do Amanhecer - Isaac Asimov

Mais uma releitura após quase duas décadas. Neste livro Asimov torna o detetive Elijah Baley um pouco mais humano, mostrando um lado não explorado nos livros anteriores. Além de explorar o lado masculino deste herói, vemos através da personagem Gladia os resultados negativos de uma sociedade individualista sobre um ser humano. Claramente é discutido a polêmica sobre os preconceitos raciais, e muitas vezes os que se consideram discriminados são os que no íntimo germinam um peconceito ainda maior. Além da individualidade de um terráqueo e de uma espacial,

Os Robos (The Naked Sun) - Isaac Asimov

Acabei a segunda leitura deste livro sendo que a primeira ocorreu em 1991. Mais uma aventura de Elijah Baley, agora no planeta Solaria.
O que eu gostaria de focar em minha análise é sobre a sociedade Solariana que Asimov criou, e assim como ele, traçar um paralelo com nossa sociedade atual.

Os solarianos desenvolveram uma sociedade totalmente individualista e completamente privada. Estabeleceram como população ideal para todo o planeta apenas 20 mil pessoas, sendo que cada uma possui em média 10 mil robos a seu dispor. As grandes porções de terra foram divididas entre

O Livro de Mórmon

Já li este livro 35 vezes (3 vezes em inglês, 1 em espanhol e 32 em português) e acabei minha última leitura em dezembro de 2009. Antes de falar um pouco sobre ele tenho algo importante a dizer: Este livro contém a palavra de Deus, e não importa o que o mundo tem a dizer a respeito, eu sei que ele é verdadeiro e que pode ajudar muita gente a conhecer a verdade sobre Jesus Cristo e sua sagrada missão. Junto com a Bíblia, é um outro testamento que testifica da divindade do Filho de Deus.

Caça aos Robos (The Caves of Steel) - Isaac Asimov

A primeira vez que li este livro foi em 1992 e terminei agora minha segunda leitura.

Da primeira vez não percebi o que Asimov estava realmente querendo dizer. Eu via apenas uma história policial em um mundo fantástico criado por este gênio, tendo como base as leis da robótica, mas hoje vejo que o conteúdo é muito... muito mais que isto.

Deixando de lado a trama principal da investigação de um assassinato percebemos algo interessante nesta sociedade terrestre do futuro onde a humanidade vive em cidades redomas e as pessoas não tem contato