sexta-feira, 2 de março de 2012

Contos Imediatos

Este livro de contos organizado pelo Roberto de Sousa Causo poderia ganhar uma nota um pouco melhor se alguns contos não fizessem parte, mas de qualquer forma é um bom entretenimento, com vários contos de excelente qualidade.

Problemas no Paraíso (Jorge Luiz Calife)
Com uma narrativa bem descontraída e envolvente o autor conseguiu dar uma perspectiva diferente ao que eu esperava. Gostei bastante.

Déjà-vu (Luiz Bras)
A intensidade e o drama neste conto são muito bem trabalhados pelo autor. Cada bloco do texto é muito bom, mas ao terminar de ler não consegui achar uma lógica de imediato. Na minibiografia do Luiz há uma explicação sobre a história que faz toda a diferença. Excelente idéia.

Netúnia e Libra Quatro (Ataíde Tartari)
Este belo conto me fez ficar ponderando sobre as oportunidades que perdi em minha vida e que provavelmente não as terei mais. Não cheguei ao ponto de me lamentar mas fiquei muito pensativo. Gostei bastante.

Cibermetarrealidade (Tibor Moricz)
A criatividade do autor na elaboração deste mundo é fantástica. A narrativa é complexa o que por um lado requer certa atenção, pelo outro nos leva a imaginar cenários e seres incríveis.

Rejeição (Chico Pascoal)
Gostei muito do material que a nave é feita, fazendo com que a mesma tenha seu próprio sistema imunológico. Bem criativo. A meu ver parece que o conto ficou meio empacado no começo e depois acelerou demais, mas de qualquer forma gostei.

O Olho que Tudo Vê (Ademir Pascale)
Com narrativa envolvente, muito suspense e dinâmica, este conto teve a capacidade de me cativar logo no primeiro parágrafo. Muito bom.

Camarões do Espaço (Miguel Carqueija)
Para mim quase todos os elementos do conto são inéditos, no sentido de não ter lido nada parecido até então. O andamento e tudo mais na história são bons, mas faltou algo que não sei explicar que poderia tê-lo deixado ótimo.

Acesso Negado (Tatiana Alves)
A narrativa dispersa não prendeu minha atenção e a história em si não convenceu muito.

Singularis Veritas (Mustafá Ali Kanso)
Simplesmente brilhante.

Pindorama (Sidemar V. de Castro)
Uma história interessante sobre os índios.

Noite (João Batista Melo)
A história sobre a saudosa Terra é até interessante, mas sinceramente não gostei.

Pensamento (André Carneiro)
Muito bom. A ideia do clone não convencional foi muito criativa, assim como o relacionamento amoroso envolvido.

Ensaio: Um Gênio, Diferentes Olhares (Ramiro Giroldo)
Texto nitidamente acadêmico, muito bem trabalhado, que nos mostra um panorama geral da ficção científica, tornando-se mais detalhista sobre a mesma em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário