segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Portal 2001

Introdução (Nelson de Oliveira)
Com esta introdução creio que todos irão ficar imensamente curiosos e desejosos em ler os contos do livro. A maneira empolgante com que o Nelson apresenta o Portal 2001 é altamente contagiante.

A República do Recurso Infinito (Braulio Tavares)
Um ótimo conto que nos faz ponderar. O curto conto nos transporta à uma época do mundo em que a burocracia é altamente controladora. Será esta a maneira que o destino já está traçado para cada um de nós?

Universos Tangenciais (Braulio Tavares)
Muito bom. Simples e criativo.

Arribação Rubra (Roberto de Sousa Causo)
Este é o segundo conto que leio com a personagem Shiroma, a assassina. Aqui percebo um conflito interno nela e que pelo visto irá mudar os rumos dos futuros textos sobre ela. Conto interessante.

A Paz Forçada (Mayrant Gallo)
A ambientação é interessante mas achei o conto um pouco vazio. Os personagens são superficiais e a trama simplista não cativou.

Além do Espelho (Claudio Parreira)
O conto é bom na maneira como trata a imaginação e/ou vivência do protagonista em uma situação onde os limites do ser humano é posto à prova.

Sentinela (Delfin)
Gostei do conto que explora o lado mais sombrio de uma pessoa.

Herdeiro dos Ventos (Mustafá Ali kanso)
Muito boa a maneira como foi transmitida a crítica àqueles que tentam esconder ou mesmo proibir que os “diferentes” possam se destacar.

Um Carta para Guinevere (Mustafá Ali kanso)
Com uma ambientação original, introspecção com pitadas de confissões e declarações amorosas, este conto transmite a tristeza de forma bela. A prosa poética é ótima e um dos trechos que mais me chamou foi este: Viajarei dentro de um raio de luz. Mesmo com todas as sombras que carrego!

Planetas Invisíveis: Diana (Brontops Baruq)
A princípio o conto, mesmo com uma excelente idéia, tem um andamento confuso e um tanto lento. De qualquer forma o desfecho, totalmente inesperado, faz valer a pena a leitura até o final.


Rebobinados (Brontops Baruq)
Muito legal o looping da história.

Prometeu Acorrentado Reboot (Sid Castro)
Muito boa a adaptação do clássico Prometeu.

Novo Início (Marcelo Bighetti)
Sempre gostei de histórias alternativas e os eventos bélicos envolvendo os nazistas me fascinam; fascínio este referente à tecnologia. Não tenho a intenção de justificar ou não as terríveis atrocidades cometidas concernentes ao tópico em si. Também posso afirmar que minha decisão ao escrever este conto não envolve qualquer partícula de comiseração ao personagem histórico principal. Apenas brinquei um pouco com possíveis alternativas.

Contato Alpha 9 (Rodrigo Novaes de Almeida)
Apesar de ser confuso e inconclusivo posso considerar um conto interessante, levando em conta a narrativa ímpar com que a história é apresentada.

Zaratustra (Rodrigo Novaes de Almeida)
Difícil comentar algo que não se entende.

Neve e Sanduíches (Maria Helena Bandeira)
Neste pequeno conto, fico perdido entre as partes que entendo e aquelas que, poxa vida, “do que você está falando?”

A Gruta de Vênus (Maria Helena Bandeira)
Parei a leitura. Literatura em que é explorado comportamentos sexuais explícitos não se enquadra em meus princípios. Não gosto deste tipo de leitura.

Eblon (Maria Helena Bandeira)
Mais um conto que... sei lá...

Mãos de Borracha (Maria Helena Bandeira)
Parei a leitura. Literatura em que é explorado comportamentos sexuais explícitos não se enquadra em meus princípios. Não gosto deste tipo de leitura.

Quem sabe? (Maria Helena Bandeira)
Gostei do conto, onde a autora explora alguns temas interessantes da nossa atualidade, que são sérios problemas da sociedade.

Sem Nome (Marco Antonio de Araújo Bueno)
A primeira parte do conto até que estava interessante, mas depois... “boiei”.

Arquivo Truncado (Marco Antonio de Araújo Bueno)
Não sei se eu ou o texto estavam truncados, mas não consegui captar a essência deste conto.

Seguimento Dezenove (Marco Antonio de Araújo Bueno)
Gostei do conto. As falas rápidas deu um rítmo bom à história

Primeiro de Abril: Corpus Christi (Luiz Bras)
Posso dizer que o autor realmente “viajou” neste conto. Toda a ambientação é bizarra e os personagens, em seus papéis, “diferentes”. Para mim a quantidade de detalhes e ações tornam a história um tanto quanto confusa, mas é um texto interessante de se ler.

Exit (Daniel Fresnot)
Muito bom! Texto simples, direto, criativo e com um final muito engraçado, pra não dizer trágico.

A Vida Sexual dos Dinossauros (Daniel Fresnot)
Este é o conto que mais gostei do Portal, muito engraçado e crítico. Há um bom tempo tenho vontade de escrever algo parecido, mas relacionado aos humanos.

Convenção (Daniel Fresnot)
O conto é bom mas o desfecho foi um pouco fraco na minha opinião

Destino (Ricardo Delfin)
Sei lá...

Futuro do Pretérito (Ricardo Delfin)
Com o tempo verbal “invertido” este conto possui um atrativo único.

Gazeta Marciana (Ricardo Delfin)
A maneira como foi exposto os conflitos entre terráqueos e marcianos, através de manchetes de jornal, foi ótima. Leitura agradável e descontraída

Amor- Perfeito (Rogers Silva)
Achei um pouco confuso, mas mesmo assim há trechos de extrema beleza poética.

Um comentário:

  1. Novo Início é um conto bem representativo do estilo de Marcelo Bighetti, a quem considero um escritor técnico, que prima por descrever os acontecimentos com precisão mas que sabe, quando julga conveniente, deixar por conta do leitor a tarefa de preencher as lacunas que ele, com elegância, permite que existam em seus textos. Assim fazendo, ele favorece não somente a leitura, mas também a imaginação do leitor. Agradeço pela oportunidade de ler o ótimo texto com sua maravilhosa perspectiva de um passado, que infelizmente, não aconteceu.

    ResponderExcluir