A série Paradigmas da Tarja Editorial é uma excelente coleção de contos de literatura fantástica. Segue minhas impressões sobre o volume 2.
Ricardo Edgar, Detetive Particular (Ataíde Tartari)
Apesar de bem escrito, não encontrei nada de interessante no conto que me atraísse.
O Pequeno Oenteph (Raul Tabajara)
Muito original a idéia deste conto que, com uma narrativa simples e precisa, nos faz gostar muito do pequeno protagonista.
Efeitos Adversos (Flávio Medeiros)
Gostei muito da questão dos “Adversos”, onde o autor nos conduz muito bem a um desfecho inusitado.
A Boa Senhora de Covent Garden (Camila Fernandes)
Com uma boa dose de tensão este conto foi muito bem escrito, mesmo com um final de certa forma previsível.
Fuga (Fernando S. Trevisan)
A trama é muito interessante e o dilema final é ótimo, mas a narrativa tornou o conto um tanto quanto cansativo.
O Deus de Muitas Faces (Gabriel Boz)
Excelente. A maneira inteligente como o autor estabelece algumas verdades através deste conto de fantasia, merece bons elogios.
Frei François (Ademir Pascale)
O
suspense transmitido por uma narrativa em primeira pessoa, aliado à
personagens carismáticos são características do autor, os quais estão
presentes neste ótimo conto.
Abaixo de Nós (Luciana Muniz)
A
idéia central, mesmo que não tão original, foi bem explorada até quase o
final, quando alguns argumentos completamente infantis e ingênuos, por
parte dos personagens, desmoronaram o que poderia ter sido um final
fantástico.
Carta a Monsenhor... (Ana Cristina Rodrigues)
Digamos que é um conto mediano, bem escrito, mas sem muito encanto.
Triângulo em Tempo Rubato e Gota de Sangue (Saint-Clair Stockler)
Mesmo sendo um texto muito bem escrito, com uma prosa quase poética, este conto para mim se tornou cansativo e sem muito apelo.
A Dama e o Cavaleiro (Ricardo Delfin)
Um tema clássico e completamente “clichesado” é adaptado brilhantemente pelo autor.
O Fazedor de Terra (Ubiratan Peleteiro)
Boa
perspectiva de uma famosa criatura mitológica. O autor também toca em
um tema sempre polêmico, quando as tradições atrapalham o
desenvolvimento.
Clausura (Richard Diegues)
Conto impactante em sua intensidade e drama.
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