terça-feira, 17 de julho de 2012

Exposição MEMÓRIA e ALTAR

No dia 23 de junho de 2012 tive o privilégio de visitar a Exposição MEMÓRIA e ALTAR, que ocorreu no espaço cultural da CPFL em Campinas. A exposição mostrou uma coleção de peças africanas e pré colombianas, parte do acervo do Professor e Físico da UNICAMP, Rogério Cerqueira Leite.

A exposição MEMÓRIA e ALTAR é uma parceria da CPFL Energia e do Ministério da Cultura, que convida o público para uma viagem pelos caminhos de duas culturas fortes, decisivas na formação da humanidade. O acervo traz mais de 400 peças e foi cedido em comodato pelo colecionador à Unicamp para ser utilizado, futuramente, em projetos educacionais. Em novembro, parte dessa mostra será exposto na Pinacoteca, em São Paulo.


A arte pré colombiana sempre me fascinou, e agora podendo ver de perto alguns dos artefatos deste povo fantástico, não pude deixar de sentir uma admiração ainda maior. O sentimento de curiosidade permeou meu ser, ao tentar imaginar quem seriam as pessoas que fizeram aquelas obras de arte.

Levei duas horas e quinze minutos (ininterrúptas) para fotografar todas as peças expostas, e fiquei alguns dias com os joelhos e braços doendo. Foi uma experiência muito gratificante.

Compartilho aqui um pouco do que vi.































Nenhum comentário:

Postar um comentário